• Category : SERVIÇOS

Planejamento dos Espaços Internos (Arquitetura de Interiores)

Antes de falarmos sobre arquitetura de interiores

O espaço é um a matéria prima do Arquiteto e nele usamos todos os elementos pra compor a edificação. A forma como é projetado, sua escala e organização são definidas à partir de uma gama infinda de condições.

A própria edificação pode se relacionar com o terreno de diversas formas, pode harmonizar com o entorno ou ser  um elemento dominante no espaço.

As faces (paredes) elementos tão simples, são importantes no relacionamento, podendo causar: separação, conexões e transparência. Elas funcionam como uma interface (tipo um teclado e uma tela de computador) criando uma ligação entre o interno e o externo.

Os vãos de portas e janelas e as aberturas são elementos de transição espacial e o seu formato, escala e composição nos dizem algo sobre o que existe dentro. A exemplo um Banco com paredes espessas e outro com vidro? Qual dessas parece mais seguro aos olhos? Elementos como esse quando bem orquestrados podem harmonizar o externo e o interno. Entende o que queremos dizer?

Vejo muitas entradas de residências com degraus, que podem se tornar barreiras para outras pessoas.

Mas 5Sense e os Espaços Internos? A tal Arquitetura de Interiores?

Vamos agora ingressar no mundo da arquitetura de interiores, uma edificação, a sensação que se tem inicialmente é de proteção, e isso depende das delimitações dos planos de piso, parede e teto, mas não quer dizer que seja apenas isso. A configuração e padrões utilizados nós transmite as características dos recintos.

Os termos quarto, sala, varanda ou até mesmo sótão, não somente descrevem o ambiente, eles caracterizam o tipo de iluminação, sua escala e proporção.

E o arquiteto de interiores está consciente que o espaços internos requerem uma compreensão dos sistemas de construção, das vedações, da estrutura da casa, para que através disso possam planejar o leiaute, os móveis e enriquecer o espaço.

Veja um dos nossos projetos de arquitetura de interiores clicando aqui!

Uma casa básica pode ser modifica arquitetonicamente ou por meio da arquitetura de interiores.

Pra cego ver: 3 quadros mostrando respectivamente: uma casa básica, uma casa básica modificada arquitetonicamente e uma casa básica modificada pela arquitetura de interiores.
Uma casa básica pode ser modificada arquitetonicamente ou por meio da arquitetura de interiores.